Terça-feira, 18 de Dezembro de 2007

Vagos pensamentos



Ontem tive “frequência” de Direito Comercial. Por volta das 19:25h dirigi-me ao anfiteatro 1, onde esta ia decorrer. Até aqui tudo normal. As arbitrariedades, de resto já comuns em épocas de exames ou frequências, começaram a seguir. O assistente distribuiu os enunciados e as folhas de exame, começando a dita “frequência” por volta das 19:35. Quando li o enunciado achei-o acessível mas grande. E tinha razão. Para além de muito longo, o exame ou frequência – consoante a designação que queiram adoptar para aquelas porcarias a que somos submetidos durante o ano lectivo na FDL - terminou por volta das 20:15, quando o regente da cadeira irrompeu pelo anfiteatro e disse para entregarmos as folhas com a resolução. No anfiteatro iria decorrrer uma decorrer uma aula teórica que deveria iniciar-se às 20:30!!!. Resultado uma “frequência” que era suposto ter a duração de 60 minutos durou 40, tendo eu não respondido a duas questões que, no total, valiam 7 valores. Deste modo espero ter uma nota excelente!!!(risos).
Perante ocorrências deste tipo( porque já me relataram mais atitudes de prepotência deste género durante esta época de “frequências”) pergunto: onde estava a AAFDL para defender os alunos destas atitudes totalmente discricionárias dos professores? Pois, lembrei-me agora, que não vi ninguém a distribuir flyers...
Se continuarem a serem, como têm sido, egocêntricos e não zelarem pelos interesses dos alunos, este tipo de situações nunca acabará.
A corda não rebentaria do lado dos alunos se estes partissem para esta batalha unidos e sem temerem as consequências que desta pudessem advir para cada um. Mas, infelizmente, penso que isso nunca irá acontecer. Já não há revoluções...
publicado por NES-FDL às 16:46
link do post | comentar
21 comentários:
De Anónimo a 29 de Dezembro de 2007 às 03:16
Essa do ponto 6 é boa

Se nao houver as aulas suficientes o aluno passa a metodo B. Ou seja quando só existem professores lá pa novembro ou quando, como é normal fartam-se de faltar, o resto é o costume! O aluno é que paga!
De Ivan Abreu a 26 de Dezembro de 2007 às 04:06
Já que toda a gente comenta, eu também comento!
Era só para dizer que também apoio incondicionalmente a candidatura do Ricardo Pita a Presidente da AAFDL. Haja alguém com o minimo de coragem de deixar de andar a chorar nos corredores da FDL e dizer umas verdades num local onde possa ser ouvido.
Quanto ao caderno reinvidicativo não percebo o porquê de tanta alegria, senão vejamos:
1- O regulamento de avaliação continua uma boa ________ (completem vocês... não é dificil).
2- Se antes o 10 era complicado agora pior ficou (sei que o Mestre João Pedro Marchante demorou 2 segundos a distribuir notas numa subturma do 1º ano e sabem porquê? Tavam todos em método B...)
3- Aquela coisa que chamam de recursos das frequencias era digna de aparecer no PORTUGAL NO SEU MELHOR!
4- Aos alunos do 2º ano aquele abraço sincero e voto para que tenham toda a sorte possivel visto que têm TGDC e Dt. das Obrigações no mesmo ano! Esta é digna de queixa ao Prof. Mariano Gago porque é claramente um caso de degradação pedagógica.
5- Reparei que em todas as cadeiras que ja fiz frequencia este ano a matéria é a mesma dos anos anteriores... só que foi dada com menos 1/3 de aulas.
6- Aos alunos de Direito Comercial da noite só pelo facto de só ter sido atribuido um assistente algures no mês de Novembro já era merecedor de passagem administrativa nos termos do regulamento anterior... No regulamento actual é exactamente o contrario!!! Se houver menos de 20 aulas práticas o Docente deve colocar os alunos em Método B!!! Confesso que esta é a minha favorita! A malta paga impostos e ainda paga uma vergonha duma propina para esta palhaçada!
7- Não tenho mais nada para dizer mas já que tamos em época natalicia e como Deus descansou ao 7º dia. Neste ponto 7, desejo a todos um bom natal e um próspero ano novo!

Saudações académicas
De Anónimo a 25 de Dezembro de 2007 às 20:44
alguem que vai à FDL muito raramente, que está totalmente desligado de tudo o que se lá passa, ainda acha que sabe tudo... não acredites em tudo o que te dizem DJ, talvez os carneiros não sejam os outros!
saudações
De DJ a 23 de Dezembro de 2007 às 22:12
A AAFDL está a fazer três coisas neste momento: a festejar a vitória do Paulo Pinheiro, a preparar a campanha do Manuel Carvalho e a preparar o tal torneio Rui Costa, com o seu investimento, etc, que mais não serviu do que para iludir algumas centenas de carneiros a votar na Lista A e fazer com que votassem "pelo Rui Costa".

Quanto aos critérios utilizados nesse exame, como dizia a gloriosa Fátima Manso no longínquo ano de 2002: "Já viu o que era se os testes se pudessem resolver no tempo designado? Todos tinham positiva! E há sempre alguém que tem que chumbar".
De Fábio Raposo a 23 de Dezembro de 2007 às 17:53
Venho apenas reafirmar que o NES-FDL é, e sempre foi desde que o conheço activo, um espaço de troca de ideias e debate de opiniões. Desde que devidamente fundamentadas, são um incentivo à nossa própria satisfação pessoal.

Creio, também, já que se fala em legitimidade (seja lá o que isso for, neste caso concreto) que seria positivo que aqueles que escrevem em anónimo se começassem a identificar, se possível.

É que é fácil falar de política, da AAFDL, do NES ou dos seus militantes.
Difícil é fazê-lo mostrando a nossa identidade, afirmando o que pensamos e aquilo que somos, como fazem todos os militantes do NES-FDL que aqui escrevem.
De Tiago Gonçalves a 22 de Dezembro de 2007 às 15:56
Só uma nota final, peço desculpa pelos erros que cometi no meu último comentário, todavia isso deve-se ao facto de ser Secretário Federativo do PS/Leiria (Sim, do PS/Leiria, uma estrutura de um Partido. Sim, não preciso da AAFDL para ser alguém politicamente...) e estar neste momento a remodelar o site dessa estrutura e por isso estou mais preocupado com isso que propriamente a responder a comentários como aquele que nos trouxe o último anónimo.
De Luís Brandão Pereira a 22 de Dezembro de 2007 às 15:44
Carissimo anónimo,

Se outros temas, que não a AAFDL, fossem a única razão de existir do nes-fdl,certamente não verias artigos semanais da minha pessoa neste blog sobre os mais variadissimos temas. Portanto, desculpe lá, mas não percebi a sua critica. A única coisa que quis realçar com o meu comment, é que acho que se deve realçar a liberdade,numa estrutura democratica,de escrever sobre os temas que melhor entender, neste caso o Ricardo Pita. Sendo um blog político é natural que se escreva sobre política, mas sendo um nucleo de estudantes da Faculdade de Direito de Lisboa é também natural que escreva sobre assuntos que lhe digam mais directamente respeito, tal como a todos os estudantes daquela casa, ou seja, sobre assuntos políticos da academia.

Por isso não se tente armar em esperto,já que acabou por dizer uma total burrice.

Cumprimentos
De Tiago Gonçalves a 22 de Dezembro de 2007 às 15:43
Para o anónimo que disse que eu não comentava os outros posts, fique a saber que eu comento os que eu tenho o dever de o fazer (no tema "juventudes partidárias" estão lá vários). Aliás esse comentário desprovido de verdade é sintomático daqueles que temem a verdade e dos que temem mostrar a sua verdadeira identidade. Os corajosos que não sabem assumir a sua identidade para exprimir as suas opiniões só ganham um prémio na vida: o da cobardia.
Quanto ao resto, às críticas, podia aqui dizer algumas que acho piada a algumas coisas mas abstenho-me a disso.
De Anónimo a 22 de Dezembro de 2007 às 14:43
Ah sim, obviamente este post para o Tiago Goncalves e para o luis pereira são bem mais importantes que os anteriores sobre temas como emprego, europa e outros que tais. Esses eles nao comentam afinal criticar a aafdl é muito mais giro e é para isso que o nesfdl deve existir
De Luís Brandão Pereira a 22 de Dezembro de 2007 às 12:42
Nada mais a acrescentar ao que o Tiago Gonçalves disse.

Saudações académicas para todos/as.

Comentar post

Sobre nós

Benvindo ao Blog do Núcleo de Estudantes Socialistas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, local de discussão política e fraterna, à esquerda da indiferença, mas sempre no centro da participação.

Site Oficial do NES/FDL

Site Oficial da JS

Site da FDL

Contribuidores

PS TV

JS TV

Últimas PS

Jovem Socialista

Carregue na imagem para ver o Jovem Socialista número 468

Órgão Nacional de Comunicação da JS

Jornais

Ficha de Militante da JS

Carregue na imagem para sacar a Ficha de Militante da Juventude Socialista

Junte-se ao NES/FDL!

Ficha de Militante do PS

Carregue na imagem para sacar a Ficha de Militante do Partido Socialista

Junte-se ao PS!

arquivos

Setembro 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Outubro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

participar

participe neste blog

blogs SAPO

subscrever feeds