Sexta-feira, 17 de Março de 2006

XXVIII Congresso do PSD - Lisboa 2006



Na mesma semana que o Governo do PS faz 1 ano de entrada em funções, o PSD realiza o seu XXVIII Congresso onde, entre outras matérias como a eleição por directas, será dicutido o desempenho da oposição do PSD ao Governo de José Sócrates.
Terá Marques Mendes feito uma oposição credível e eficaz?
Será ele capaz de liderar o partido até 2009?
Quais os grandes desafios do PSD nos próximos 3 anos sem eleições?
Será suposto uma oposição menos incisiva beneficiar o PS?
Qual tem sido o desempenho da JSD enquanto juventude partidária afecta ao maior partido da oposição?
São apenas algumas das questões que vale a pena analisar a este propósito.
publicado por NES-FDL às 21:29
link do post | comentar
2 comentários:
De Flecha Ruiz a 23 de Março de 2006 às 10:45
Um congresso que teve como resultado final a aprovação de novos estatutos e marcação de...um congresso extraordinário(!).
Ao saber da nomeação de Marques Mendes para a direcção do PSD fiquei crente que o PSD iria retomar um rumo que tem andado meio atabalhoado desde que a Nova AD tentada por Marcelo Rebelo de Sousa com Paulo Portas cedeu, resultando na demissão do primeiro.

No entanto noto, alguns meses depois, que afinal Marques Mendes não é o lider que o PSD requer nesta altura...a oposição de direita não há! Mas não há mesmo!! Tal como o Pedro Oliveira refere, o PSD encosta-se à vitória de Cavaco Silva para Belém...mas no entanto esquece-se que este é Supra-partidário, por isso não quer nada com eles (o que é de salutar. Não deixa é de ser irónico o "encosto" do PSD a uma vitória de um idependente que se recusou a estar ao lado dos partidos que o apoiaram na campanha)
As referências do PSD são sempre à vitória da autárquicas e ao PR, mas quem realmente manda não tem oposição porque esta está preocupada com problemazitos internos e em vangloriar-se nas vitórias que teve, em vez de se preocupar em definir o que é melhor para o país.

Já que se fala na oposição...o outro partido de direita com representação na AR ainda está preocupado com as politicas do Engº António Guterres(!!!) e em criar um partido mais "sexy e sensual"(!!!!!!!).
Com ajudas destas o GOV do PS pode por em práticas as politicas que melhor (e cada vez melhores) justifica para o país sem que haja "discórdia pela discórdia".

Num estado democrático quer-se oposição, pena que não haja, mas ao menos deixam-nos trabalhar.

Flecha Ruiz
De oliveira a 22 de Março de 2006 às 00:00
que dizer deste congresso do PSD?? a 1a conclusao que eu chego é que eles gostam muito de se reunir, tal o numero de congressos que ja foram realizados desde fundação do partido, 28congressos em pouco + de 30 anos é muita fruta.
De seguida, penso k marques mendes é um lider a prazo, pois neste momento o partido nao esta apetecivel, porque de uma coisa tenho a certeza, se houvessem eleiçoes + cedo, marques mendes ja nao seria o presidente d psd...assim os opositores irao esperar + uns tempos, de modos k nestas eleiçoes directas o unico adversario sera o previsivel luis filipe menezes.
em relaçao ao comportamento do psd enquanto oposiçao...na minha opiniao o psd tem estado 1pouco aquem das expectativas, o que tem sido bom para o governo PS, pois alem d psd, tb o cds enfrenta grande crise interna, o k origina um defice d oposiçao...
penso que um exemplo basta para demonstrar o comportamento do psd ao longo deste ano de governo socialista, e isso aconteceu aquando da votaçao do OE para 2006, em k miguel frasquilho disse concordar com o OE, mas mesmo assim votaram contra, nao se chegando a perceber muito bem o pq disso..
ate vozes com grande imporancia dentro do partido vieram a dizer k no minimo o psd se deveria ter abstido, pq era um OE k no fundo nao mudava muito em relaçao ao apresentado pelo anterior governo, quem disse isto foi a ex ministra ferreira leite.
Nota se no psd o fazer oposiçao so por fazer, dizer mal so por dizer, outro exemplo é no tocante á construçao do novo aeroporto, e do tgv, ainda á 1ano diziam k iam avançar com esses projectos, e agora é o k se sabe..assim é dificil.
Penso k psd é um partido k nao se da bem ao estar na oposiçao, fica orfao de ideologia...
muita gente diz k ira acontecer ao psd o mesmo k aconteceu ao PS qd mario soares foi PR, isto é, ter a sua figura tutelar em belem, e ficar orfao de liderança forte e capaz, alias, foi nessa altura k PS teve piores resultados eleitorais

Comentar post

Sobre nós

Benvindo ao Blog do Núcleo de Estudantes Socialistas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, local de discussão política e fraterna, à esquerda da indiferença, mas sempre no centro da participação.

Site Oficial do NES/FDL

Site Oficial da JS

Site da FDL

Contribuidores

arquivos

Setembro 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Outubro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

participar

participe neste blog

blogs SAPO

subscrever feeds