Sábado, 3 de Novembro de 2007

Diz que é uma espécie de opinião...

Populismo, a arma do político moderno...

Hoje falarei um pouco sobre a actualidade académica e não só.Ultimamente tenho ouvido falar bastante em populismo.Isto acerca do, recentemente eleito líder do PSD, Luís Filipe Menezes.
Uma pequena reflexão e chega-se à conclusão que como na política, o populismo, ou mesmo facilitismo, acompanha mesmo a vida de qualquer um desde muito cedo...começando desde logo por proliferar nos mais novos, sendo pois, por isso, normal que se use pelos mais velhos.



Luís Filipe Menezes lembrou-se, algum tempo atrás, apenas por exemplo, em plena Cova da Moura, de dizer que era um político de ideias de social democracia de esquerda. A Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa lembrou-se, pouco tempo depois de se aprovar um regime de avaliação, que contou com o seu voto favorável e de nada ter feito durante 3 anos em que se preparava a integração do Processo de Bolonha, que o Processo de Bolonha é mau e que o Regime de Avaliação, que, sublinhe-se de novo, aprovou, não serve. Vivemos, portanto, segundo a Associação uma crise Académica. Semelhanças? Pelo menos diferenças no nível político não devem ser muitas...
Será que somos nós que aprendemos com eles, ou o contrário? Pelo menos doutrina é o que não falta.Porventura, uma boa questão a colocar na reunião geral de alunos (RGA) de segunda feira.

PS: retirado do meu blog que voltou ao activo,
http://www.questao-de-principio.blogspot.com/
publicado por Luís Pereira às 02:18
link do post | comentar
4 comentários:
De Luís Brandão Pereira a 5 de Novembro de 2007 às 00:05
«Será que já não estão a preparar as próximas eleições?»

Caro leitor anónimo, não posso deixar de concordar consigo.Eu só queria relembrar, por exemplo, que quando os dirigentes associativos de todo o país se reunião para debater sobre o Processo de Bolonha, os nossos dirigentes foram para a Costa da Caparica preparar mais uma festa. Depois lembraram-se que a academia estava em crise após umas 3 ou 4 semanas de festas. Isto tudo é uma questão de prioridades se me permitem. E o cacique notoriamente esteve na prioridade mais alta.

A sua questão respondo um claro sim.Infelizmente.

Cumprimentos,
De aDVOCAAT a 4 de Novembro de 2007 às 23:59
"Alguns dos seus dirigentes já acabaram o curso, estão é a marimbar-se para o que se passa lá agora."


É BEM VERDADEE!ALIAS TEMOS DE NOS PERGUNTARR PORQUE FOI A RGA MARCADA PARA AS 17:30!É A HORA A QUE O ANDRÉ PARDAL SAI DO EMPREGOO?
De Anónimo a 4 de Novembro de 2007 às 17:56
Fabio Raposo desculpa mas isso é defenderes o populismo da AAFDL. A lista A é das piores listas que já passou por aquela faculdade e vê lá tu que eu fiz parte dela, ou faço a ver bem. No entanto não posso concordar com a falta de trabalho que acontece nesta lista. Vêem com desculpas, ah e tal a Associação não tem grande poder. Ora se não tem grande poder porquê a RGA agora?? Será por os próprios professores andarem a criticar a AAFDL ?? Alguns dos seus dirigentes já acabaram o curso, estão é a marimbar-se para o que se passa lá agora. As medidas indicadas na página da Associação como:

"Procurando ajudar os estudantes a ultrapassar a presente situação, a AAFDL apresenta:
• Caderno Pedagógico com todas as informações relativas ao Regulamento de Avaliação e novo Planos de Estudos de Bolonha e Transitório.
• E-mail de esclarecimento de dúvidas e queixas pedagógicas: criseacademica@aafdl.
• Horário de atendimento do Presidente para questões pedagógicas: Todos os dias, das 13:30h às 14:30h, na AAFDL;
• Horário de Atendimento do Departamento Pedagógico: terças e quintas, das 12h às 14h, na AAFDL e pelo e-mail pedagogico@aafdl"

Será que agora tornaram-se psicólogos?? Porque isto a mim parece-me uma medida populista, que serve para...nada. Talvez possamos ir chorar-nos para a aafdl, embora tenhamos sempre de ouvir o "nós não temos poder nenhum". Será que já não estão a preparar as próximas eleições?
De Fábio Raposo a 4 de Novembro de 2007 às 01:40
Caro Luís:

Na política fica bem dar beijinhos, dizer frases feitas, defender o que não se pensa e argumentar o que não se sabe, apontar instintivamente o dedo a quem erra e fazer uma plástica para que se consiga estar sempre a sorrir sem que se fique paralisado. Isto é o populismo.
Parece, realmente, ser cada vez mais usado por políticos.
As pessoas gostam, pelo menos na primeira abordagem.
De qualquer forma, não apelido Menezes de populista. Pelo menos se efectuarmos algumas lógicas comparações.

Relativamente à AAFDL, creio que a mobilização que se está já a efectuar é mais popular do que populista.
As medidas pecam por tardias, já sabemos. Mas se não fossem tomadas medidas certamente estaríamos aqui a escrever também sobre o estado da FDL.
A tertúlia já se tinha manifestado mais cedo sobre estas situações. Mas não deixa de ser curioso que, agora que a AAFDL apelida a situação de "crise", a contestação da tertúlia seja maior e mais abrangente. Unamos esforços, somos todos alunos.

Convocar uma RGA não é populista nem popular. A RGA em si pode ser outra conversa.
A contestação (só) começa agora. Se foi iniciada acredito que seja para levar até longe, sob pena de todo o trabalho ser em vão.

Da minha parte, estarei cá para ver e, essencialmente, ajudar e participar no que for necessário para que os direitos dos alunos e a qualidade de ensino na FDL sejam repostos.

Comentar post

Sobre nós

Benvindo ao Blog do Núcleo de Estudantes Socialistas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, local de discussão política e fraterna, à esquerda da indiferença, mas sempre no centro da participação.

Site Oficial do NES/FDL

Site Oficial da JS

Site da FDL

Contribuidores

PS TV

JS TV

Últimas PS

Jovem Socialista

Carregue na imagem para ver o Jovem Socialista número 468

Órgão Nacional de Comunicação da JS

Jornais

Ficha de Militante da JS

Carregue na imagem para sacar a Ficha de Militante da Juventude Socialista

Junte-se ao NES/FDL!

Ficha de Militante do PS

Carregue na imagem para sacar a Ficha de Militante do Partido Socialista

Junte-se ao PS!

arquivos

Setembro 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Outubro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

participar

participe neste blog

blogs SAPO

subscrever feeds