Terça-feira, 24 de Abril de 2007
Liberdade...
Valor indissociável da Revolução de Abril é a Liberdade. Contudo é preciso questionar: existe actualmente uma verdeira liberdade em Portugal?
Com o 25 de Abril, Portugal tornou-se um país com uma economia aberta ao exterior, onde se verificou uma evolução cultural e, há imagem do que aconteceu com os portugueses em tempos idos um destino migratório. A tecnologia proliferou e realizaram-se importantes reformas em sectores fulcrais como a saúde, a justiça, a educação e a Administração Pública.
Apesar de todo o progresso verificado nas referidas áreas, é opinião generalizada, Portugal ainda está na cauda da Europa e muito ainda está por realizar.
Mas, em minha opinião, o maior entrave à transformação do país reside na mentalidade tacanha que está instituida no nosso país. Não se faz X com medo de ser criticado, não se diz Y com medo das consequências, o temor reverencial nas relações interpessoais conduz ao desenvolvimento atrofiado e condicionado da personalidade das pesssoas. Em suma, não existe liberdade de expresssão e de acção( ainda que, tenho plena consciência disso, sempre limitada pela responsabilidade). Muitos preconceitos terão de ser abolidos da sociedade de forma a permitir que todos os individuos sejam e se sintam como tendo direitos e poderes iguais.
Com este texto, não quero retirar valor à revolução e ao desenvolvimento social que tem uma íntima conexão com esta. No entanto, é preciso reconhecê-lo, o caminho ainda é longo e um novo impulso social é preciso...
De Fábio Raposo a 27 de Abril de 2007
"Revolução...
Bora lá fazer a put* da revolução
Dar a volta a esta merd* de uma vez por todas,
Eu não consigo pactuar com este estado de coisas
Tá na hora de pegarmos no assunto com as nossas mãos
Vamos ver...
Segunda não dá jeito porque saio sempre tarde.
À terça e à quinta tenho terapia, não dá 'pra faltar.
Às quartas tenho a lerpa com a rapaziada
Sabes que a cartada é sagrada,
Boy, não me digas nada!
Sexta-feira é dia de apanhar uma bela touca.
Sábado levo o puto ao happy meal, com um sorriso na boca
Resta o domingo, só espero não tar muito cansado.
Se o benfica não jogar, boy, tá combinado!"
Artista: «Da Weasel»
Álbum: «Amor, escárnio e maldizer»
Faixa: (10) - «Bora lá fazer a puta da revolução.»
Nada mais a dizer. Abraço.
De PedroSilveira a 25 de Abril de 2007
Grande artigo, como já nos habituaste. Sobriedade impressionante, concordo com tudo o que disseste.
Um abraço.
Comentar post