Sábado, 28 de Janeiro de 2006

Eleições

Realizaram-se, no passado dia 22, as eleições para a Presidência de República, saindo vitorioso à primeira volta, com 50.54, o Prof. Anibal Cavaco Silva.

Manuel Alegre ficou em segundo lugar com 20.72 pontos percentuais, seguido de Mário Soares com 14.34%, Jerónimo de Sousa com 8.9%, Francisco Louçã com 5.31 pontos e, por último, Garcia Pereira com quase meio ponto percentual.

Cavaco Silva ganhou, o que já vinha a ser demonstrado pelas sondagens, embora não com uma margem tão grande. Manuel Alegre ficou com mais quase 7% à frente de Mário Soares, o que não era demonstrado nas sondagens, já que este aparecia sempre em segundo.
Que ilacções se deve tomar disto?
Confirmou-se que Mário Soares fez mal em se ter candidatado? E que pior ainda fez o Engº José Sócrates e o PS ao apoiá-lo?
Manuel Alegre devia ter sido o candidato apoiado pelo PS para estas eleições?
publicado por NES-FDL às 13:48
link do post | comentar
2 comentários:
De Flecha Ruiz a 6 de Fevereiro de 2006 às 13:33
Muito honestamente, e todos sabem que desde cedo considerei Manuel Alegre como o melhor candidato dos que se apresentaram, está claro que Mário Soares sai pesadamente derrotado. Tanto pela vitória de Cavaco Silva, como por ter ficado atrás do candidato independente que tanto criticou e tentou ridicularizar!!

Acho bastante contraditória a acção de Mário Soares...!Quem não se lembra do discurso dele no seu aniversário há cerca de um ano em que a palavra de ordem era "BASTA"?? "Basta disto...basta dakilo..." Saía da politica com uma salva de palmas e seria recordado pelas inúmeras vitórias e actos benéficos para o país...

Assim, um ano depois do "BASTA de politica", aparece como uma sombra do passado e sai como um mero espectro. Ridicularizou-se ao infernizar a vida de Manuel Alegre por este não ter uma maquina politica atrás dele (nomeadamente a do PS)e que assim sendo não se devia candidatar, que Cavaco Silva não aceitava estar ao lado dos representantes dos partidos que os apoiavam... e depois fica muito atrás!!

Para mim, se Manuel Alegre não se candidatasse Cavaco Silva ainda venceria por uma margem muito maior porque a maior parte dos votos que Manuel Alegre conquistou teriam ido para Cavaco Silva...e isto porquê? Porque os eleitores socialistas que não se identificavam com Mário Soares e recusavam um voto nele não se iriam virar mais à esquerda para o candidato Comunista ou ainda mais à esquerda...fazendo isto com que fossem votar em Cavaco Silva porque sempre está numa direita mais centrista. Esta foi, aliás, um dos pontos referidos pelo candidato Poeta aquando a sua candidatura!!

Como disse o Prof José Pacheco Pereira"(...)Soares deve perceber que não houve nada de positivo na sua campanha.Nem ideias,nem actos,nem politicas,nem gestos.Mesmo nada."

Só há um vencedor nas eleições presidenciais, mas o que se passou nesta corrida demonstra claramente o que tem vindo a ser dito...as pessoas cada vez veem menos representadas as suas ideias nos partidos que apoiam, e os partidos cada vez se fecham mais para assegurar lugar a quem lá está! Isto não é exclusivo do PS, é de todos os partidos.

Quanto a Cavaco Silva...quantas pessoas é k sabem quais os poderes do PR? Pelos vistos muito poucas porque é evidente que a sua campanha para PR com tácticas de PM funcionou! Mas quando a população começar a levar com jactos de água, cargas policiais e cortes nos feriados lembra-se logo do PR que elegeu!

Cavaco ganhou pelo silêncio, foram inúmeros as entrevistas e conferências a que faltou...mas já ouvi alguém dizr que cada vez que cavaco falava perdia 1000 votos. Ironicamente e coincidentemente, quando apresentou a candidatura cavaco venceria p 60 e tal por cento...nas eleições ganhou p 50 e uns trocados.

Mas é assim que funcionam as coisas e tem-se memória curta!Não sei se alguem foi responsabilizado pela não atribuição de lugar nos debates presidênciais a Garcia Pereira, pelo interrupção do discurso de Jerónimo de Sousa porque Cavaco estava a sair de casa ou por Sócrates ter interrompido Manuel Alegre. São coisas que acontecem, mas merecem um chamada de atenção.
De Anónimo a 2 de Fevereiro de 2006 às 02:16
antes de + queria saudar tds meus camaradas do NES...agora indo ao tema em questao, as eleiçoes presidenciais...pois é, pela 1a vez desde que ha democracia em portugal, um presidente da republica ira ser uma pessoa conotada com a area do centro-direita, e isto aconteceu em grande parte devido ao comportamento do PS nestas eleiçoes.
1o aspecto a focar, a indefiniçao do partido em relaçao ao candidato a apoiar, toda gente sabia que candidato do eng socrates era o eng gueterres, so que este recebeu convite da ONU, e nao aceitou, depois veio a hipotese jaime gama, obviamente que seria dificil este aceitar, pelo importante cargo que ocupa, depois veio a recusa do costume, a do dtr Antonio vitorino..e ja no fim da lista surgiu o deputado Manuel alegre, e quando tudo parecia apontar para que fosse este o escolhido pelo PS, eis que aparece o dtr mario soares, que com contornos ainda desconhecidos, se tornou no candidato apoiado pelo partido. (creio que nunca ninguem referiu hipotese do dtr ferro rodrigues, pessoa k na minha opiniao teria tido grandes hipoteses de disputar esta eleiçao)
toda esta indefiniçao em torno do candidato a apoiar, e + tarde o surgimento da candidatura do deputado manuel alegre so vieram beneficiar o candidato apoiado pelo psd e cds, prof cavaco, que ja tinha sua candidatura preparada ha muito tempo, creio que isso se notou pela profissionalizaçao da campanha por ele efectuada, via-se que tava tudo preparado ao milimetro, para nao sair do que tava programado.
Depois desta introduçao seria importante dissertar sobre a prestaçao dos diversos candidatos...começando pelo dtr garcia pereira, creio k em nada mudou seu discurso habitual, alias, nao seria d esperar outra coisa, tendo centrado sua camapnha na area onde é especialista, questoes laborais.
Quanto ao prof francisco louça, sinceramente esperava k tivesse tido melhor votaçao, creio k perde mto pelo seu discurso, torna-se mto violento, "mto do contra", embora ache k nos debates foi unico k fez verdadeiramente frente ao prof cavaco, outro aspecto a salientar, é o facto de ter "sido" obrigado a ser candidato..e digo obrigado pelo simples facto k a partir do momento em k deputado jeronimo sousa se apresentou como candidato, obviamente k prof louça tb teria de ser, para marcar territorio em relaçao ao pcp.
em relaçao ao candidato jeronimo sousa, teve uma campanha bastante razoavel, com correspondencia no numero d votos k obteve, ficando claramente á frente de francisco louça, ganha pela sua simpatia pessoal, embora tenha perdido pela sua excessiva conotaçao com o pcp, mas fica o registo da boa actuaçao dele.
em relaçao ao deputado manuel alegre, k na minha opiniao seria melhor candidato para agregar a esquerda nesta eleiçao, teve o condão de conseguir caçar votos em varios quadrantes da sociedade portuguesa, mostrou em toda campanha k era o candidato com melhor perfil para desempenhar o cargo em questao, embora reconheça alguma vacuidade no seu discurso, k ao fim d algum tempo se tornou repetitivo, pela positiva é de realçar k apesar do amadorismo da sua camapnha, nao nos podemos esqueçer k nao tinha qq partido atras, conseguiu ser o candidato com melhor votaçao na area da esquerda, outro aspecto positivo a realçar desta candidatura é a nao agressividade do discurso de alegre, nao sendo tao radical como soares.
em relaçao ao dtr soares, k se pode dizer de um candidato apoiado pelo PS k nao chega aos 15%, mta coisa falhou, a comecar pela candidatura em si, k nao devia ter existido, por mto k dtr soares tenha dado ao país, ele ja tinha um lugar na historia, nao precisava nada desta eleiçao, claramente foi 1candidato fora de tempo, como disse 1jornal françes, dps tava condenada á nascença, por ir contra grande parte do eleitorado socialista, como os resultados vieram a provar, foi notorio ao longo da campanha k akilo ia dar "Burado", pois o PS nunca deu grande apoio ao dtr soares, pois os grande parte dos militantes e apoaintes do PS estava pelo deputado manuel alegre.
dps o debate entre dtr soares e prof cavaco nao foi mto bom, creio k dtr soares perdeu + do k ganhou nesse debate.
para finalizar o comportamento do dtr soares ao longo da campanha, sempre a disparar em tds direcçoes, fez 1camapnha mt pela negativa, ao contrario do deputado manuel alegre (penso k resultou aki grande parte da diferença d votos entre eles), os eleitores nao gostaram desse tipo de campanha, dps claro, o espirito rebelde do dtr soares, por akilo k veio nos jornais, nao seguia indicaçoes dos seus conselheiros de campanha, fazendo o k lhe dava na real gana....claro k assim era dificil ter feito melhor....
para finalizar, em relaçao ao prof cavaco, k ha a dizer?? k foi sem duvida a candidatura melhor preparada e + profissional, contando com apoio indefectivel do psd e cds ( por mto supra partidario k se disesse), apostando claramente em temas k sao sua especialidade, e nao abrindo a boca em relaçao a praticamente + nada, como por exemplo, fugindo aos debates, ou a simples questionarios feitos por jornais, embora isto fizesse parte da estrategia da candidatura, pq cada vez k cavaco abriu a boca, este perdeu votos, por isso disse tao pouco ao longo da campanha, aspecto mto negativo a tirar destas eleiçoes, é ter-se visto prof cavaco quase como d sebastiao k vai tirar portugal do buraco onde esta, qd na realidade este como PR pouco pode fazer....de salientar k PS possa ter sofrido um pouco com o chamado voto de protesto, isto devido as medidas impopulares k o governo PS tem tomado....e digamos k aumentar gasolina durantes a camapnha nao foi boa ideia...
despeço me com saudaçoes socialistas..ASS: PEDRO OLIVEIRA

Comentar post

Sobre nós

Benvindo ao Blog do Núcleo de Estudantes Socialistas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, local de discussão política e fraterna, à esquerda da indiferença, mas sempre no centro da participação.

Site Oficial do NES/FDL

Site Oficial da JS

Site da FDL

Contribuidores

arquivos

Setembro 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Outubro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

participar

participe neste blog

blogs SAPO

subscrever feeds