Quinta-feira, 29 de Novembro de 2007

Tertúlia Virtual



Ao longo desta tertúlia, na qual deposito muita confiança de sucesso, tentarei retratar as mudanças que esta Europa, de constante evolução, nos oferece.

Antes de mais, cabe dizer que a temática da Europa é de extrema importância para a actualidade politica, social, cultural e económica da vida dos jovens europeus de hoje.
Será importante fazer aqui uma comparação entre como nós jovens portugueses vemos estas transformações diárias e a medida em que essas transformações nos afectam no dia-a-dia, e como essas mesmas mudanças mudam a vida dos jovens de outros países Europeus.

Um exemplo bem actual, é por exemplo as mudanças implementadas por Bolonha, que como se sabe, um dos objectivos fulcrais é o facto de colocar ao dispor dos jovens estudantes Universitários a possibilidade de fazerem Erasmus para um maior número de países europeus e em qualquer ano do curso. Igualmente acaba por se criar uma certa equivalência entre os mesmos cursos por toda a Europa.
Esta importante alteração, que em nada tem sido pacífica em Portugal, tem no seu âmago uma possibilidade fantástica para os jovens europeus conhecerem outros países na Europa e novas culturas.

Este é apenas um dos muitos contributos que a velha Europa oferece agora aos seus jovens cidadãos, cabendo-nos aqui elucidar os jovens sobre os pontos positivos e negativos dessas mudanças, na perspectiva não apenas de jovens portugueses, mas fundamentalmente de jovens europeus.
publicado por NES-FDL às 00:44
link do post | comentar
2 comentários:
De Hugo de Araújo a 10 de Dezembro de 2007 às 15:34
As questões referidas pelo camarada Pedro, são de todo pertinentes contudo, a acrescentar a isso, um factor de extrema relevância, a adaptação (isto falando apenas a nível nacional) dos programas das Universidades. Tomemos, a titulo meramente exemplificativo, o que se passa actualmente na FDUL: uma faculdade mergulhada na confusão, tudo isto, derivado à transição do curso para Bolonha, dizendo que a culpa lhes é alheia, culpando mesmo o Estado! Ora, a transição para Bolonha por parte das faculdades deveria ter sido realizada antecipadamente, o que desde logo se vê que na FDL isso não aconteceu, acarretando com todas estas confusões, os estudantes!

O processo de Bolonha, sem dúvida que traz muitos beneficios, não só aos jovens, mas a todos os estudantes do Ensino Superior Europeu, contudo, penso que a nível nacional as Faculdades, não se anteciparam na preparação da transição, deixando tudo para cima de tempo, bem à moda portuguesa!
De PedroSilveira a 30 de Novembro de 2007 às 18:35
Podemos discordar de quase tudo em relação a Bolonha menos quanto ao facto de ser na sua génese e essência um dos meios de concretização de uma União Europeia aberta a todos, baseada na liberdade de circulação mas também no intercâmbio de conhecimentos e de culturas, da promoção da educação superior enquanto valor transnacional.

As questões que se impõem, no entanto, são:
- Seria a educãção uma área possível de harmonizar ao nível europeu?
- Terá um Governo de um determinado país a legitimidade politica para o vincular a um modelo e paradigma completamente novos de educação?
- Onde pára a autonomia constitucional (76º 2 CRP) das Universidades portuguesas no meio deste processo?

Comentar post

Sobre nós

Benvindo ao Blog do Núcleo de Estudantes Socialistas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, local de discussão política e fraterna, à esquerda da indiferença, mas sempre no centro da participação.

Site Oficial do NES/FDL

Site Oficial da JS

Site da FDL

Contribuidores

PS TV

JS TV

Últimas PS

Jovem Socialista

Carregue na imagem para ver o Jovem Socialista número 468

Órgão Nacional de Comunicação da JS

Jornais

Ficha de Militante da JS

Carregue na imagem para sacar a Ficha de Militante da Juventude Socialista

Junte-se ao NES/FDL!

Ficha de Militante do PS

Carregue na imagem para sacar a Ficha de Militante do Partido Socialista

Junte-se ao PS!

arquivos

Setembro 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Outubro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

participar

participe neste blog

blogs SAPO

subscrever feeds