Sábado, 11 de Março de 2006

Empossamento de Cavaco Silva

Ontem, dia 9 março, Anibal Cavaco Silva tomou posse como Presidente da República....o primeiro presidente oriundo da área do centro-direita.
Que consequencias daí podem derivar?? Sera que vai ser um bom PR?? Que comentarios a fazer ao discurso da tomada de posse?? Mario Soares esteve bem ao nao cumprimentar o Presidente empossado? Perguntas que merecem reflexao....
publicado por NES-FDL às 20:21
link do post | comentar
6 comentários:
De Flecha Ruiz a 17 de Março de 2006 às 14:31
De facto não acho que tenha sido de bom tom Mário Soares não se ter dirigido ao novo PR, fosse ele qual fosse. Se o protocolo mudou ou o que quer que seja que se tenha passado isso não apresenta desculpa alguma, porque não vejo o cumprimento como um protocolo ou fair-play, mas uma questão de educação pelo mais alto magistrado da nação. Mas Mário Soares mostrou bastante durante esta cxampanha que não a tem. E se a desculpa é que teria de estar 1 ou 2 horas à espera...então não conseguiria assistir a muitas cerimónias enquanto PR (cargo a que se candidatou) pois todos sabemos que são demoradas...e falo por experiência própria porque já fiz Guarda de Honra na recepção ao ex-PR Sampaio, enquanto aluno do CM...e garanto-vos que SÓ essa parte enquadra umas boas 2horas!
Se não aguenta um cumprimento, também não aguenta um mandato. Já agora queria saber que posição é k Mário Soares marcou kessa atitude! Se calhar a mesma que Garcia Pereira ao não ir à cerimónia porque lá ia estar um comandante duma força militar americana que esteve presente no Iraque e aquele não "conseguiria estar na mesma sala".

Quanto ao mandato de Cavaco...também não acho que seja propriamente negativo um PR duma faixa que nunca teve esse cargo desde o 25 de Abril. Claro que não é a situação que melhor vejo para o país mas se fizer um bom trabalho e conseguir cumprir a estabilidade que refere será sempre uma boa mais-valia.
Não acho, no entanto, que seja uma boa altura para tentar definir a possivel acção de Cavaco, pelos mesmos motivos que o Pedro Silveira apontou.

Flecha Ruiz
De PedroSilveira a 16 de Março de 2006 às 00:35
Caro Ivan

Devo relembrar-te que Cavaco Silva não assistiu sequer à cerimónia de tomada de posse de Jorge Sampaio há 10 anos atrás (quando concorreu e perdeu contra este,tal como agora Soares contra si)? Isto não é facto descupabilizador, longe de querer fazê-lo (como aliás é visívil pelo teor do meu comment) mas também não pode ser olvidado.

Abraço
De Anónimo a 14 de Março de 2006 às 03:23
O Soares tava muito cansado... ainda bem q n foi eleito pq assim viamos um PR a cumprimentar as pessoas sentado. Recordo q esses jornais q voces citam tambem mostram o Soares a adormecer e a não bater palmas durante o juramento da CRP e no final do discurso do Cavaco. Até a esquerda Caviar bateu palmas embora tenha depois debitado a k7 à comunicação social.

Ivan, o Constitucionalista

Ps.: o Soares como Bonnus Pater Familiae podia ao menos ter bazado c a mulher mas após ter cumprimentado o Ramos Horta nada o deteve parecia o Nuno Gomes a correr para a baliza muahahahahahahh
De oliveira a 14 de Março de 2006 às 00:50
saudaçoes...
em relaçao ao nao cumprimento do dt mario soares, tenho a dizer k segundo o k li em varios jornais tal se deveu a 1falha do protocolo, pois anteriormente os ex chefes de estado eram dos 1os a ter o prazer de cumprimentar o PR recem empossado, ora ao k parece desta vez nao foi isso k sucedeu, tendo os membros d corpo diplomatico passado á frente, isto falando em bom portugues...tendo isto em conta o dtr mario soares, e ao k consta tb o ex PR ramalho eanes se juntou aos "protestos", resolveu dar meia volta e vir embora sem cumprimentar o PR cavaco silva...
ate percebo a situaçao (sendo esta a verdadeiro motivo do dtr soares), mas este deveria ter dito qd saiu o pq dessa situaçao, "nao fui la por isto e isto", mas nao fez....
tendo em conta o discurso k PR cavaco teve aquando da sua tomada d posse..penso k + parecia 1discurso de tomada d posse de um novo governo, mostrou ik tem 1agenda propria, e k sera bastante interventivo, embora partilhe da mesma opiniao de jorge coleho qd diz k problemas na coabitaçao sosurgiram dps d portugal ter tido presidencia da UE, embora seja d realçar o enfase dado pelo novo PR á estabilidade..coisa k mt tem faltado ao nosso país....assim me despeço..
pedro oliveira
De PedroSilveira a 13 de Março de 2006 às 22:37
Acabei de ver no Jornal das 9 da Sic Notícias (um dos únicos grandes programas de informação da nossa tv) Maria João Avillez a ser interrogada pelo Mário Crespo sobre essa mesma questão.Foi com agrado que reparei que a dita jornalista partilha da opinião que desde o início tive sobre o caso do (não-)cumprimento de Mário Soares a Cavaco Silva.Com efeito, constata, com bom-senso, julgo, a ilustre jornalista e comentadora política que desta vez, ao contrário do habitual, os antigos Presidentes não tiveram prioridade na fila de cumprimentos. Constata também que Mário Soares tem 81 anos e que teria de esperar 1 a 2 horas em pé. Por fim emenda-se: "Não, desculpe, de início nem sequer havia fila mas um aglomerado de pessoas...".

Se achei deselegante Mário Soares não ter cumprimentado Cavaco Silva? Sim. Daí terá de se tirar ilações quanto ao fair-play de Soares? Obviamente não.Eu teria feito exactamente o mesmo que mário Soares,enviando posteriormente um pedido de desculpas INFORMAL ao novo presidente Cavaco Silva.Tenho em muita conta Mário Soares para acreditar que o tenha feito.

Em relação aos outros temas apontados pelo Pedro no seu post:

1.Efectivamente é o primeiro Presidente da República da área da direita desde o 25 de Abril.Isso não nos deve enquanto cidadãos causar qualquer repúdio ou desgosto.No entanto as ilações devem ser tomadas enquanto jovens de esquerda e militantes do PS e/ou da JS.E com isto não falo necessariamente apenas da gestão do processo eleitoral efectuado pelo Secretario-Geral e pela máquina partidária...

2.Quanto às consequências da eleição de Cavaco e quanto ao seu mandato seria um puro exercício de adivinhação prever o que irá suceder.No entanto posso desde já adiantar que tudo leva a crer (mas a política é circunstancialista e os pressupostos mudam constantemente)que terá um primeiro mandato bastante interventivo mas no plano interno (reuniões de 5ª feira, audições de partidos políticos,etc)e bastante "calmo" do ponto de vista da exteriorização desses pontos de vista. Será o esperado até para um PR que acabou de ser eleito envolto num leque de acusações de "executivismo" da sua acção.No segundo mandato(a acontecer)...por ora será imprevisível e dependeria muito do primeiro.

3.No que diz respeito ao discurso de tomada de posse penso que Cavaco Silva foi coerente com o seu programa eleitoral, decalcando muitas das ideias lá plasmadas. Ao contrário dos partidos mais à esquerda, não acho que de modo nenhum fosse um discurso "à Primeiro-Ministro", provado exactamente pelo (muito bom) aproveitamento político do PS e do próprio Governo do mesmo discruso, adiantando que o discurso do PR vai de encontro àquelas que têm sido desde início as prioridades do Governo.
De Лев Давидович a 11 de Março de 2006 às 23:35
Desejável será proferir apenas o seguinte: Quando se quer marcar uma posição, faz-se o que Soares fez. Correcto ou incorrecto, fez perceber que não tolera faltas de respeito, mesmo daqueles que, teoricamente, são titulares de cargos a que o mesmo não chegou.
Não é ter falta de fair-play, nem muito menos carecer de comportamentos democráticos, nada disso.Ensinou-se uma lição: Não é porque se tem mais poder, mais influência que se esquece o abuso e o respeito. Cavaco faltou ao ajuste de contas com a dignidade e moralidade que um ser-humano deve ter. Soares procedeu com a coragem de quem sabe o que é resistir.

Comentar post

Sobre nós

Benvindo ao Blog do Núcleo de Estudantes Socialistas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, local de discussão política e fraterna, à esquerda da indiferença, mas sempre no centro da participação.

Site Oficial do NES/FDL

Site Oficial da JS

Site da FDL

Contribuidores

arquivos

Setembro 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Outubro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

participar

participe neste blog

blogs SAPO

subscrever feeds